segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CDC CODESSOS ( 0 ) x GD VALINHA ( 3 )


Os reis chegaram de Guimarães mas só doaram três prendas porque a estrela só brilhou após o intervalo.


























Crónica do jogo extraída do blog salgueiraldesportivo.blogspot.pt, que também poderá ser lida em formato papel na próxima edição do jornal " O Povo de Guimarães ".



CODESSOS (P. Ferreira) – VALINHA (Guimarães) 0-3

Taça dos Campeões-5ª Jornada
Campo: Parque Desportivo de Codessos
Árbitro: Filipe Coelho (St. Tirso)
Árbitros assistentes: Joaquim Ferreira e Joaquim Pinheiro  

CODESSOS: Sousa; Pedro Nunes, Carlos Miguel (Tico ao int.), Moura e Pedro (Miguel 81); Simão, André (Brandão 61) e Miga; Ivo (Vilaça 61), Simões e Marco (Zé Nando 65). 
Treinador: Avelino Marques

VALINHA: Nuno (Zé Zé 78); Maurício (Dani 75), Freitas, Hélder e Eliseu; Rui Monteiro, Rui Cunha (Tiago 65) e Pedro Leandro (Paulo Barroso 70); Machado, Edinho e João (Panela 68).   
Treinador: Manuel Mendes

 Ao intervalo: 0-0
Golos: 0-1 Pedro Leandro (52), 0-2 João (60) e 0-3 João (64)
Disciplina: cartão amarelo a Marco (20), Edinho (26), Pedro (55), Miga (63), Pedro Leandro (65) e Machado (85)

O conjunto de Manuel Mendes regressou de Paços Ferreira com uma vitória clara, que colocou a equipa no primeiro lugar do grupo e passa a fase seguinte da prova, com legitimas aspirações a conquistar a sua segunda taça dos campeões.

A associação de Futebol popular de Paços Ferreira foi criada recentemente, filiou-se na FFPN e teve simultaneamente de mobilizar Clubes para as provas federativas, sem experiencia e sem a mínima noção da capacidade organizativa e competitiva que detém o futebol popular nos diferentes concelhos, nomeadamente em Guimarães.   
Isto para dizer que a equipa vimaranense era, garantidamente, favorita à vitória neste jogo, mas como no futebol o favoritismo não olha a preto e branco, terá sempre de ser provado em campo.

Nunca esteve em causa o resultado, mas os homens da Valinha entraram no jogo um pouco adormecidos, com bola para a frente, um tipo de futebol onde não se sentem à vontade, razão porque na primeira parte não conseguiram criar grandes oportunidades do golo iminente. Essa forma de jogar beneficia sempre quem defende e aquela equipa de bons rapazes conseguiram equilibrar a partida até perto do intervalo. O treinador vimaranense terá dado um abanão aos seus pupilos durante o período de descanso, porque eles entraram para a segunda perfeitamente acordados e mostraram logo de que massa são feitos. Puseram em campo o seu futebol e então assistiu-se a um bom espectáculo de futebol com as ocasiões de golo a surgirem em catadupa e a deliciar os seus apoiantes e até os da casa reconheciam a superioridade da equipa da Cidade Berço.

 Marcaram três golos em 14 minutos (Pedro Leandro e João 2) e ficaram seguramente outros tantos ficaram por marcar. Foi um bom jogo, disputado com correcção, a equipa da casa formada, por jovens com futuro, fez o que a deixaram fazer, e no fim todos se cumprimentaram e desejaram um bom 2013.
A equipa de arbitragem, que veio de St. Tirso, realizou um bom trabalho. Ouviu algumas reclamações por pretensos foras-de-jogo, mas pereceu-me que no geral agiu bem.  

Declarações
 Avelino Marques-treinador do Codessos
“Ainda estamos a dar os primeiros passos no futebol popular, optamos por jogadores jovens que têm valor, mas falta-lhes a experiência e isso foi notório principalmente na segunda parte. Nos primeiros quarenta e cinco minutos, ainda conseguimos equilibrar o jogo, mas depois veio ao de cima a maior capacidade técnica e física da equipa de Guimarães, que venceu com toda a justiça. Foi acima de tudo um são convívio entre pessoas de Paços Ferreira e Guimarães, que é o que se pretende com este futebol puramente amador. “

Manuel Mendes-treinador da Valinha
“Entramos um pouco adormecidos, a jogar pelo ar, quando o nosso forte é jogar pelo chão. Por esse motivo falhamos mais passes que o habitual, demos 45 minutos de bónus a nosso adversário, que agradeceu por conseguir chegar ao intervalo sem sofrer golos. Ao intervalo disse aos meus jogadores que tínhamos que pôr a bola no chão se quiséssemos vencer o jogo, que éramos favoritos, mas tínhamos que o provar em campo. Após o descanso conseguimos exibir o nosso futebol, dominamos de forma exaustiva os últimos 45 minutos, marcamos três golos e outros ficaram por marcar. Passamos a fase seguinte no primeiro lugar do nosso grupo e não temos opção por qualquer adversário porque serão todos difíceis, Estamos preparados para os enfrentar, estamos na prova com ambição e decididos em ir em frente que passa por ir á final e vencê-la”.









Sem comentários:

Enviar um comentário