domingo, 4 de dezembro de 2011

ABAÇÃO ( 1 ) x G. D. VALINHA ( 2 )

   VITÓRIA DEDICADA AOS FUNDADORES DO CLUBE


Na passada quarta feira, o Grupo Desportivo da Valinha completou 21 anos de existência. A 30 de Novembro de 1990, um grupo de jovens empreendedores decidiu fundar o clube, passando para  o papel uma existência de já alguns anos, com participações em diversos torneios populares de futebol, mas principalmente com participações brilhantes em provas de atletismo, onde a Valinha dominava a nível regional.
O objetivo destes homens, era erguer um clube que honrasse o nome de uma freguesia, e que a Valinha fosse reconhecida por todos por o espírito de união, de fraternidade, mas também de raça, querer e ambição.
21 anos passados, e olhando um pouco para trás, facilmente se constata que este clube já viveu muitos momentos de glória, mas também alguns momentos agrestes, embora estes sempre tenham sido ultrapassados, graças ao querer de muitas pessoas que ao longo dos anos passaram pela administração do clube.
Passando ao jogo do passado sábado, a Valinha deslocou-se ao difícil terreno do C. D. Abação para defrontar a equipa local, num jogo muito difícil, onde a Valinha já não conseguia uma vitória naquele terreno à muitos anos.
Mas a Valinha foi para jogo com 3 intuitos muito fortes: Primeiro, amealhar 3 pontos, depois quebrar o enguiço de não vencer em Abação e por último homenagear os fundadores do clube, dedicando-lhes uma vitória como prenda de aniversário.
Desde o início da partida a Valinha tomou conta do jogo, tentando chegar à área adversária com perigo, com a equipa visitada apenas a limitar-se a defender e a enviar umas bolas longas com o objetivo de lançar os seus avançados na tentativa de apanhar a nossa defensiva em contra pé.
À passagem do primeiro quarto de hora, João esgueira-se à defensiva contrária, e na cara do guarda redes não consegue atirar a contar.
Até que à passagem do minuto 30, Bernardes dentro da área passa por um adversário e este corta a bola com o braço... Grande penalidade evidente que ficou por marcar, toda a equipa a ficar a reclamar, e a equipa de Abação em contra ataque faz o primeiro golo da partida, completamente contra a corrente do jogo.
Mas a Valinha não baixou os braços e continuou com a mesma toada de jogo, até que 10 minutos volvidos, na sequência de um lançamento lateral, Zé Manel  desfere uma bomba de pé esquerdo sem hipóteses de defesa para o guardião visitado. Mesmo em cima do intervalo, a aproveitando a saída de um defensor da equipa visitada por lesão, Bernardes mete a bola em Zé Manel, que apareceu no flanco direito, e na cara do guarda redes atirou a contar. Estava dada a cambalhota no resultado mesmo em cima do intervalo.
Para o segundo tempo, e já com o " estratega " Rui Cunha em campo, a Valinha não esperou pela reação Abaçonense ao resultado adverso, e foi novamente para cima do adversário, e só no primeiro quarto de hora, dispôs de 4 flagrantes ocasiões para marcar, com João, Bernardes e Ruca a não conseguirem faturar golos quase feitos. Foi ainda anulado um golo por suposto fora de jogo a Helder, na sequência de um livre apontado por Zé Manel.
Uma vez que a Valinha não conseguiu resolver a partida e teve de suportar o pressing final da equipa do Abação, sem no entanto criar grandes oportunidades de perigo, com excepção a um livre direto, que obrigou Nuno a fazer a defesa da tarde.
Terminava o jogo, e estava garantida a 3ª. Vitória consecutiva fora de portas, num ambiente difícil, onde ainda há alguns dirigentes e atletas que pensam que é com afronta física e verbal que se consegue ganhar jogos, mas esse tempo já acabou há alguns anos, e essa tática já está " fora de prazo ".
Em relação ao trabalho do trio de arbitragem que viajou da AFP de Fafe, teve uma tarde difícil para arbitrar, com os jogadores a não lhes facilitarem a tarefa, mas o grande erro foi a não marcação da grande penalidade evidente contra a equipa de Abação com o resultado ainda em 0 : 0.
Nota ainda para o muito público que veio da Valinha para apoiar a sua equipa, fato que se regista com muito agrado.


Por fim, gostaríamos de dedicar esta vitória ao saudoso  Sr. SOARES, ao TÓ SOUSA, ao GUSTO COELHO, ao DOMINGOS DA VÍUVA, ao CARLOS BAIXINHO, ao GUSTINHO ROQUETA, ao JORGE FLORINDO, ao JORGE ROQUETA, ao ISIDRO, e a todos os outros que ao longo dos anos deram o seu contributo em prol do GRUPO DESPORTIVO DA VALINHA.




PS:   No final do jogo, já na escuridão da noite, registaram-se incidentes
       lamentáveis, estando o GDV neste momento à espera de uma tomada de
       posição por parte do CDA sobre estes acontecimentos.




FICHA DE JOGO:


EQUIPA:   Nuno, Maurício, Freitas, Rui Monteiro, João, Bernardes 
               ( Diogo Cadete ) ( Hugo Sousa ), Ruca ( Cláudio ), Vítor Hugo,
               Helder, Zé Manel ( Novais ) e Paulo Barroso ( Rui Cunha )


N / UTILIZADOS:   Zé Zé e Oliveira


DISCIPLINA / AMARELOS:   João e Bernardes


GOLOS:    1 : 1 = Zé Manel
               1 : 2 = Zé Manel

Sem comentários:

Enviar um comentário