terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A VERDADE DA MENTIRA




Existe um livro que em Portugal é já um bestseller, cujo o seu título, embora de forma invertida, espelha bem a crónica feita ao jogo GDV x CCRM pelo Sr. Miguel Ribeiro no blog daquela colectividade Vizelense.
Nada teríamos a opinar sobre a já referida crónica, se ela apenas relatasse factos de jogo. Agora, o que já não podemos deixar passar em claro, é a forma obtusa e desproporcionada com que esta foi feita. Mas passemos aos factos, para que as pessoas fiquem a saber realmente quem fala verdade:
Logo no início da crónica, este Sr. Abre logo as hostilidades com um pretenso “ complot “, completamente saloio, que uma equipa de Vizela não pode ganhar jogos nestas alturas…
Apenas lhe dizemos que esse complexo de inferioridade Vizela – Guimarães já não existe amigo, o Sr. tem de ultrapassar essa fase e esse trauma. Isso era um complexo que existia sim senhor, mas era “ no tempo da outra senhora “.
Depois, a referida crónica, fala dos inúmeros lances que a equipa de Montesinhos dispôs para abrir o activo, referindo que a Valinha teve apenas 2 remates que saíram por cima… Aqui apenas um pequeno reparo: Não se esqueça meu amigo, que a primeira grande oportunidade do jogo é da Valinha, com um jogador a isolar-se pela direita e a atirar ao lado. Provavelmente o Sr. Ainda não tinha chegado…
Agora vem a parte mais engraçada: Os erros de arbitragem e as pressões dos nossos adeptos:
Quem leu a crónica, ficou com a ideia que o jogo foi um “ roubo à moda antiga “, mas o curioso é que no final do jogo, em conversas mantidas entre os atletas e dirigentes das duas equipas, a ideia era unânime: Um jogo equilibrado, muito disputado por duas boas equipas, com a equipa do Montesinhos a ter maior supremacia na partida, no entanto a Valinha foi mais feliz e conseguiu a vitória. Alguém viu o jogo de uma forma deturpada com certeza…
Em relação às pressões: Aqui pensamos que o Sr. tem razão: Há pressões inaceitáveis que se fazem sobre os vários agentes desportivos. É inconcebível ver um presidente de um clube passar 90 minutos nas costas do árbitro auxiliar a “ comentar “ as incidências do jogo, aliás esta prática parece que é comum para os lados do S. Bento, uma vez que já no jogo da primeira volta a situação repetiu-se, mas de uma forma ainda mais grosseira… Bem sabemos que poderão dizer que não está na ficha de jogo, que está ali como adepto, mas não deixa de ser o presidente do clube…
Em relação aos erros de arbitragem: Temos pena que o Sr. Miguel Ribeiro não tenha estado presente no jogo da primeira volta, para podermos apreciar a sua crónica, porque seria interessante constatar como é que o Sr. iria relatar aqueles “ factos “… Ou então no jogo da época anterior, porque aí teria ainda muito mais matéria para relatar…Caso necessite de que lhe lembremos o que se passou, teremos todo o prazer em informá-lo. Mas ainda no tocante ao jogo do passado sábado, esqueceu-se de referir que o jogador Rafael não foi substituído por estar lesionado, mas sim por estar há longos minutos “ pegado “ com um jogador da nossa equipa e estar de cabeça completamente perdida. Poderia também referir que o jogo esteve interrompido cerca de três minutos por o mesmo jogador, na boca do túnel estar a insultar o árbitro assistente, e foi mesmo necessário o guarda redes ir lá e empurra-lo para dentro para o jogo poder voltar a reatar-se. Ah, e como já tinha um amarelo, nem lhe foi dada ordem de expulsão. Poderia também referir a forma como um avançado nosso foi expulso da partida, ao ver dois amarelos num espaço de dois minutos, o primeiro dos quais completamente descabido.
Quanto à entrada das assistências em campo no final do jogo, repare bem estimado amigo como é que estamos a conjugar os verbos e as pessoas, é que na crónica fica a ideia que houve uma invasão de campo, com pancadaria, feridos a necessitarem de tratamento hospitalar e tudo, eu explico-lhe:
Os adeptos das DUAS EQUIPAS, neste jogo, à semelhança do que acontece em TODOS os jogos da Valinha na condição de visitada, em vez de saírem por o devido local, preferem atravessar o campo e sair por uma cancela que tem junto à entrada do túnel. Mas que nós tenhamos visto, à excepção de uns piropos à equipa de arbitragem, a saída de atletas, dirigentes e árbitros, quer para o túnel, quer na saída do campo de jogos, decorreu sob o signo da normalidade, e repare bem, os nossos adeptos fazem tanta pressão sobre as equipas de arbitragem, que até são os adeptos das equipas que nos visitam a “ encostar-se “ nas costas do árbitro assistente…
Para terminar, vamos-lhe deixar-lhe um comentário que foi postado no blog para o qual o Sr. escreve por o atleta de nome TONY, dias após o jogo entre estas duas mesmas equipas na primeira volta. Ora Leia com atenção e depois reflicta:

#272 | 27/10/2009, 16:28, GMT  | tony3

Toda a gente sabe conviver/estar com vitórias, mas o dificil, é saber viver com as derrotas. Quando essas surgem, é facil dar desculpas, dizendo que o culpado foi este ou aquele. Temos que saber estar no futebol como na vida, e no sábado viram-se duas equipas que jogam bom futebol, e que no fim venceu a equipa que mais fez por isso. Com um pouco de sorte, sim, mas a sorte procura-se, e foi o que o CCRM procurou. Para a Valinha, olhem para o vosso Umbigo antes de "abrirem a boca" para criticarem os outros pelas vossas frustrações.

Perante isto meu amigo, resta-nos desejar-lhe saudações desportivas…

9 comentários:

  1. Eu como simples atleta da Valinha, acho que vocês não se deviam meter neste tipo intrigas. Mas apenas é a minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  2. voces sabem k o montesinhos controlou o jogo... e teve mais do k muma situaçao pr marcar. senti a valinha uma ekipa cansada... o CCRM keicha s de 1 penalti mas isso ñ significa k seja golo! vocÊS sabem k ganhou a ekipa mais feliz... tÊM k fazer mt mais no futuro pr voltar a merecer essa sorte...

    ResponderEliminar
  3. Ninguém para esta choradeira....

    ResponderEliminar
  4. vieira nao sejas cobarde nos comentarios e treina so estas bem se jogares es um homem de merda

    ResponderEliminar
  5. Triste...sim é o que se pode dizer daquilo que está aqui escrito...
    Realmente se o Vieira faz este tipo de comentários, é o verdadeiro exemplo de massa cinzenta igual a zero (MC=0)...coitadinho

    ResponderEliminar
  6. estais a julgar o rapaz se calhar nen foi ele....deixa vos disso, pois nao acredito.

    ResponderEliminar
  7. concordo totalmente estais a julgar o rapaz sem motivos...

    ResponderEliminar
  8. Tudo a postos para a Meia-Maratona Cego do Maio. É já este domingo, 7 de Março, que a Póvoa de Varzim recebe mais de um milhar de atletas para percorrer o trajecto de 21 quilómetros que este ano completa o seu 20º aniversário, onde como convidados de honra temos este ano a equipa de atletismo do VITORIA SPORT CLUBE que vão tentar alcançar resultados para os jogos olimpicos, onde se destaca entre outros o famoso atleta Manuel Mendes.

    ResponderEliminar